 (Mercedes Sosa, cantora argentina, fundadora do Movimiento de Nueva Canción)
 (Mercedes Sosa, cantora argentina, fundadora do Movimiento de Nueva Canción)  (Violeta Parra, poeta chilena)
 (Violeta Parra, poeta chilena)  (Victor Jara, cantor e poeta chileno, muerto por el regímen militar)
 (Victor Jara, cantor e poeta chileno, muerto por el regímen militar) O terceiro ano teve uma maravilhosa aula sobre o período ditatorial pelo qual passou a América do Sul. A aula foi ministrada pelo professor de língua espanhola Caio Fernando, e foi pautada no "Movimiento De Nueva Canción", precussor das músicas de protesto que assolaram a América Latina e que foi fundado no fim dos anos 60 pela cantora argentina Mercedes Sosa.
Essas ditaduras começaram durante a Guerra Fria com o apoio dos EUA. Os governos de extrema direita eram úteis para os EUA evitarem o surgimento do Comunismo e do Socialismo na América Latina.
Esses governos reprimiam de forma dura a luta pela democracía, e mataram milhares de pessoas, com destaque ao regime de Augusto Pinochet no Chile, provavelmente o mais duro de todos.
Foram trabalhadas canções de protesto de Mercedes Sosa, Victor Jara e Violeta Parra. Brasileiros como Chico Buarque, Gilberto Gil, Geraldo Vandré, Clara Nunes, Elis Regina e Simone dentre outros, também foram citados.
Foi uma verdadeira aula de poesia e democracia.
postado por: Caio Fernando
 

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário